quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

NOMES:KELBER E ZAHRA

Expansão territorial conquista e ocupação de territórios

A constituição dos EUA foi promulgada em 1787 e,dois anos depois George Washington (1789/1797) tornou-se o primeiro presidente do país.o governo encabeçado por esse presidente incentivou o desenvolvimento da indústria,do comercio e do setor financeiro.
  No começo do seculo XIX, a população dos EUA era de cerca de 5 milhões de habitantes ,concentrados na costa atlântica.nessa época começou a ser estimulada a conquista do oeste, ou seja, a expansão territorial em direção ao oceano pacifico.
  Entre os motivos da expansão estava o crescimento da população, principalmente devido á chegada de grupos de imigrantes europeus,quase sempre interessados em conseguir terras para morar,trabalhar e enriquecer.
 Entre 1800 e 1914, seis em cada dez europeus que tinham deixado seu pais de origens haviam se dirigido os EUA ,numero 10 vezes maior que o de imigrantes que vieram para o brasil no mesmo período.E
  Quem quisesse ir para o oeste recebia terras do governo a preços baixos.uma lei de 1862 (chamada homestead, act), que entrou em vigor em plena guerra de secessão,definiu a política de terras no EUA:cada homem maior de 21 anos que tivesse família tinha direito a uma porção de terra para cultivar.
  5 anos depois,se ainda vivesse nessas terras,adquiria o direito de propriedade .caso resolvesse mudar antes disso, o governo lhe pagaria o valor das terras em dinheiro.
  Muitas famílias e pessoas solteiras-os chamados pioneiros- dirigiranse para o oeste.muitos deles se dedicaram ao cultivo de diversos gêneros agrícolas e a criação de gado.nessa época,os governantes dos EUA divulgaram a ideia(destino manifesto).em 1857, o presidente James Buchanan expressou-se assim em seu discurso de posse:
  a expansão dos EUA sobre o continente americano , desde o ártico a América do sul,e o destino da nossa raça(...)e nada pode dete-lo.

Um comentário: