quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Nome:Paola e Leilane

                           A doutrina Monroe e a América  Latina
       Os Estados Unidos tinham assumido uma política de isolamento em relação aos assuntos que se passavam na Europa, isso vinha desde o governo de Washington. Os líderes norte-americanos não concordavam com as práticas de intervenção dos europeus e com isso se distanciou da Europa, tudo isso depois da Santa Aliança em 1815.

      Diante da insatisfação do governo americano o então presidente, James Monroe, elaborou a chamada Doutrina de Monroe, o seu objetivo consistia em desaprovar o direito de intervenção da Santa Aliança nos países da América do Sul, a teoria tinha como base os princípios.
  
                          Cuba e Porto Rico:Na Espanha para os Estados Unidos
      Em Cuba e Porto Rico não ocorreram movimentos importantes pela indepependência no inicio do seculo XIX,ao contrário da maioria das antigas colônias espanholas da América,que se tornaram indepedentes nesse período. Apenas apartir de 1892 esses movimentos canharam força,principalmente em Cuba,sob a liderança de José Martí (1853 -1895).
   
Martí morreu poucos anos antes de ter  início a luta armada dos cubanos
contra os espanhóis.Em seus textos, ele alertava para a possível intervenção de forças de Estados Unidos na ilha.


  Os espanhóis foram derrotados em suas antigas colônias, declaradas independentes.Porém, a independência de Porto Rico,Cuba e Filipinas (colônia espanhola localizada na Ásia) pode ser considerada relativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário