quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Nome:Mateus,Luciano turma:73

O conflito
Devido as diferenças de interesse e tendo como motivo imediato as
divergências sobre as leis referentes à escravidão,seis estados do sul decidiram se separar dos demais entre fins de 1860 e inicio de 1861.Primeiro foi a Carolina do sul e,em seguida,Georgia,Florida,Alabama,Mississipi e Louisiana.Os governos desses estados fundaram um novo país:os estados confederados da américa.
O presidente Abrahan Lincoln(1809-1865)e a burguesia industrial do norte não eram abolicionistas radicais,tanto que estados escravistas do norte permaneceram na união(EUA),como maryland,kentucky e Missouri.Para manter a unidade do país,foram a guerra,que começou em abril de 1861.
Mas,ao longo do conflito,as forças do norte deixaram clara sua superioridade militar.Nos estados do norte viviam aproximadamente 22 milhões de habitantes,e suas indústrias produziam as armas necessárias para o exército.Já no sul,dos cerca de 9 milhões de habitantes,4 milhões eram escravos,e havia poucas fábricas de armas.Dependiam portanto,da importação de armamentos,mas a maioria de seus portos foi bloqueada pela marinha dos estados do norte durante a guerra.
Em 1863,o presidente Lincoln aboliu a escravidão,estimulando os ex-escravos do norte a lutar contra os exércitos do sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário