quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A guerra do pacífico/Luís Matos e Luiz Souza

                                             A Guerra do Pacífico

  Entre 1879 e 1883 ,bolivianos e peruanos enfrentaram os chilenos em uma disputa pela exploração do deserto de Atacama,no litoral banhado pelo oceano Pacífico. Por isso,o conflito ficou conhecido como Guerra do Pacífico.
 Apesar  de desértico,o território possuía muitas  riquezas,entre as quais minas do salitre.Tanto o salitre como o esterco eram importantes fertilizantes,exportados para a Europa,onde eram usados na agricultura.
 A área era explorada por empresas mineradoras estrangeiras,e os chilenos ocuparam o deserto,que pertencia aos territórios da Bolívia e do Peru.
 A  Bolivia não tem mais acesso ao mar.Surgiu,contudo,um ressentimento entre bolivianos e chilenos,que perdura até hoje.
essa não foi a única(nem a última) perda de território dos bolivianos. Seu país,tornou-se território brasileiro em 1903 por meio da assinatura do tratado de petrópolis e do pagamento de 2 milhões de libras esterlinas.
                                     
                                               O Caso do México
 
 Os mexicanos envolveram-se em uma guerra contra as forças militares dos EUA e metade de seu território foi anexado àquele país depois da derrota,em meados do século XIX.
 Como se pode perceber , foi uma época bastante conturbada na história desse país. 
 Mas a história do méxico não foi marcada apenas pelas relações com o exterior e as forças imperialistas.

  Apesar dessas,a maior parte das riquesas do país continuava nas mãos de investidores estrangeiros,e a terra pertencia a poucos essa condições ajudam a explicar a eclosão da revolução mexicana,no início do século XX.
 Esse processo revolucionário encerrou a longa ditadura do Porfírio Dias(1876-1911),que apoiava os investimentos estrangeiros,e os interesses da igreja e dos latifundiários,tornando-se impopular.
 A maioria dos participantes da revolução mexicana (1910-1917)era constituída de camponeses.Havia também operarios urbanos,em quantidade menor,mais ainda assim significativa.
 O novo presidente,Francisco Madero,tomou posse em 1911 e foi assassinado dois anos depois.Seu substituto,Venustiano Carranza,assumiu em 1° de maio
de 1915 e negociou com os exercítos camponeses.- 

Um comentário: