quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Caudilhismo e isolamento/Betina e Raquel

 A idenpendencia dos paises latinos-americanos não trouxe mudanças sociais profundas. A maioria da população continuou a infrentar condições  dificeis de trabalho; educação e saude, entre outros problemas. Alem da influemcia do imperialismo estrangeiro, as origens desses problemas tambem podem ser encontrados nos regimes autoritarios, muitas vezes comandados por caudilhos.
 Varios deles foram lideres populares que assumiram a governo pelo voto ou pela força, mas governaram de forma autoritaria. Alguns mantinham uma aparencia  de democracia, pois em certos casos os cidadões votavam e elegiam seus representantes. O poder politico continuava, porem. a ser controlado pelos representantes das elites.

                                                  

                                                     
                                                     A Argentina 
território hoje ocupado pela argentina viveu décadas de guerras civis apos a independência. inúmeros caudilhos dominaram politicamente as diferentes regiões, ate que a constituição de 1850 foi aceito pela maioria deles. A nova lei definia regras de transporte em postos entre as regiões para que a circulação  de mercadorias não dependesse mais da vontade de cada líder local. As eleições para a presidência da republica eram indiretas, pois os políticos temiam que, se os eleitores pudessem votar escolheriam os próprios caudilhos de suas províncias, recendendo assim as lutas internas. Buenos aires a província mais rica e onde se situava o maior porto do pais, só aderiu constituição e passo a fazer parte da republica argentina em 1861.    

 

Um comentário: