quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Thales e Diego

                              A Politica do Big Stick

    


 
     A politica externa intervencionista pode ser melhor percebida no governo de Theodore Roosevelt
(1901-1909). Ele criou uma doutrina que seus opositores apelidaram de Big Stick (em portugues , grande porete ). Essa doutrina garantia ao governo dos Estados Unidos o direito de intervir militarmente nos países da América Latina sempre que seus interesses fossem ameaçados . Os diplomatas falavam macio , mais por trás deles estavam as tropas eas armas para ajudar a convencer os governos dos países que não cediam facilmente aos interesses dos Estados Unidos.
    Com base nessa política e alegando restabelecer a ordem no país , os soldados dos Estados Unidos invadiram a Republica Dominicana em 1905, a Nicarágua em 1909, o México em 1914 , e o Haíti em 1915. Mas a partir de 1910 , em vez de usar somente a força militar , os estadunidenses passaram a utilizar a força econômica.
    O caso mais exemplar da politica do Big Stick foi a construção do canal do Panamá. o País que hoje chamamos Panamá fazia parte da Colombia até 1903.Os Estadunidenses financiaram a Independência no Panamá em troca do direito de construir ali um canal, pois afirmavam que os Colombianos não eram capazes de manter a ordem no Panamá. 
    O canal do Panamá era um negócio importante, pois reduziria a distância entre as costas leste oeste dos Estados Unidos.
   Antes, as mercadorias tinham de ser transportadas em longas viagens de navios,contornando toda a América do Sul,ou de trem, cruzando um territorio de uma costa à outra.O canal só passou a ser administrado pelo governo Panamenho em 1999.

2 comentários: