quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Nome:Rochele e Isadora t:73

         DOMÍNIO DOS ESTADOS UNIDOS :A DOUTRINA MONROE E A AMÉRICA LATINA.

Os Estados Unidos tinham assumido uma política de isolamento em relação aos assuntos que se passavam na Europa, isso vinha desde o governo de Washington. Os líderes norte-americanos não concordavam com as práticas de intervenção dos europeus e com isso se distanciou da Europa, tudo isso depois da Santa Aliança em 1815.

Diante da insatisfação do governo americano o então presidente, James Monroe, elaborou a chamada Doutrina de Monroe, o seu objetivo consistia em desaprovar o direito de intervenção da Santa Aliança nos países da América do Sul, a teoria tinha como base os princípios:

• Todos os países americanos, por serem livres e independentes, não poderiam se sujeitar a dominação das potências européias em possíveis colonizações.
• O sistema político das principais potências da Europa se diferenciava do americano, qualquer nação que tentasse privilegiar o seu sistema era considerada um ameaça.
• Se por ventura os países europeus participassem de uma guerra e o motivo dessa fosse de exclusivo interesse deles, os americanos de forma alguma iriam fazer parte.

A Doutrina Monroe, resumida na frase “América para os americanos”, tende a ser considerada como o embrião do pan-americanismo, que reforça ainda mais o isolamento norte americano, que favoreceu o crescimento da hegemonia na América Latina.

               CUBA E PORTO RICO: DA ESPANHA PARA OS ESTADOS UNIDOS
 Em cuba e em porto rico não ocorreram movimentos importantes pela independência no início  do século  XIX , ao contrário da maioria das antigas colônias espanholas da américa ,que se tornaram independentes nesse período.Apenas a partir de 1892 esses movimentos ganharam força , principalmente em cuba , sob a liderança de José Martí (1853-1895) .
   Martí morreu poucos anos antes de ter início a luta armada dos cubanos contra os espanhóis . Em seus textos , ele alertava para a possível intervenção de forças dos E.U.A na ilha . De fato , isso ocorreu a partir de 1898 ,quando o governo daquele país declarou guerra aos espanhóis .O pretexto era libertar cuba e porto rico do domínio colonial .A guerra começou quando um navio de bandeira estadunisense foi afundado , em circunstâncias até hoje não bem explicadas , no porto de Havana .A imprença e o governo dos E.U.A culparam a espanha.   
    

4 comentários: