quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nome: Isadora.S e Rochele.Q / T: 73

Desenvolvimento industrial
Parte do dinheiro obtido com as exportações do café foi aplicada na expansão da própria cafeicultura, a parte foi investida pelos produtores de café na instalação de indústrias.Isso aconteceu entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX. Inicialmente surgiram indústrias de móveis , vestuário , alimentos , entre outras .
Além dos lucros da cafeicultura , duas medidas importantes favoreceram o desenvolvimento industrial : As tarifas Alves Branco e a extinção do tráfico negreiro .
Proteção de mercado
Em 1844 o ministro da fazenda,Manuel Alves Branco ,aumentou as tarifas alfandegárias sobre os produtos importados .Os preços desses produtos se elevaram , obrigando os consumidores brasileiros a procurar mercadorias nacionais.
Antes de 1844 o imposto sobre os produtos importados da Inglaterra era de apenas 15% . Com as tarifas Alves Branco , o imposto da maioria dos produtos importados passou a ser de 30% ;se no Brasil fosse fabricado um produto semelhante , o imposto chagava a 60% .
A partir dessa medida começaram a surgir indústrias , bancos , empresas de navegação , ferrovias , companhias de seguros , mineradoras etc.
Na última década do império ( 1880-1889) , o Brasil já contava com 600 indústrias , que empregavam quase 50 mil operários nos setores têxtil ,alimentício , moveleiro , metalúrgico e de vestuário .

Um comentário: