quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

nome : Djully e Giana

                 Formação dos Estados Nacionais

 A porção da América Latina colonizada pelos Espanhóis também é chamada de  América Hispânica ou espanhola . Nos países da América Hispânica os territórios foram divididos e formaram vários Estados .
 Na América espanhola , quase sempre  prevaleceram os interesses das elites locais , que queriam romper com a dominação da Espanha , preservando ao mesmo tempo os poderes políticos e econômicos conquistados em diversas regiões , principalmente nos maiores centros urbanos , como México, Lima , Bogotá , Santiago e Buenos Aires .
 Movimentos de trabalhadores foram comuns nessas cidades , como o que ocorreu em Bogotá em 1847 , quando artesãos prejudicados pelo comércio de produtos estrangeiros começaram a se organizar para interferir  nos rumos do Estado .
 Havia também os interesses dos capitalistas britânicos , para os quais não era vantajoso estimular a unidade política latino-americana . Para o governo e os grupos econômicos britânicos , era mais proveitoso incentivar a política do " dividir para dominar " .
 Muitos lideres de movimentos hispano-americanos de independência inspiraram-se nos ideais do Iluminismo . Mas , na prática , quando chegaram ao poder , os lideres políticos e as elites sociais não governaram em beneficio da maior parte da população .
 A própria construção dos Estados Nacionais na América espanhola é considerada um processo autoritário , pois as elites dificultaram a participação política dos habitantes de todas as formas possíveis .

Nenhum comentário:

Postar um comentário